sexta-feira, 9 de março de 2012

Apresentação do Projeto de Robótica Educacional

Pensando na continuidade do Projeto de Robótica Educacional no CMID, o qual foi realizado em 2011 com os alunos do 6º ano da E.E.F. José Vieira Côrte, aconteceu nesta sexta-feira um encontro com os professores e direção desta escola para a apresentação dos trabalhos realizados no Projeto Piloto e discussão para as novas possibilidades neste ano.

Este importante momento foi planejado para possibilitar aos professores uma compreensão ampla do que é a Robótica Educacional; para isso, três fundamentais aspectos foram trabalhados:
  1. Apresentação do Projeto Piloto 2011: discussão dos desafios, explanação do planejamento pedagógico das oficinas e feedback do ótimo desempenho dos alunos;
  2. Breve apresentação dos pressupostos teóricos que norteiam a prática da Robótica Educacional: fundamentação a partir do Construcionismo como teoria educacional voltada para os processos de ensinar e aprender mediados pelo computador com a produção de um objeto concreto;
  3. Atividade prática: experimentação de uma oficina de Robótica Educacional e Meio Ambiente com o tema da reciclagem, envolvendo montagem de robôs, atividade prática de pesquisa sobre reciclagem, confecção de coletores seletivos e produção de relatório através de editor de textos online. 
Os professores participaram de forma muito efetiva de todas as atividades, demonstrando interesse e empenho em aprender com esta forma potencializadora dos processos de ensinar e aprender. Desta forma, tiveram uma experimentação efetiva do que os alunos viveram no Projeto em 2011 e de certa forma, começaram a construir novas possibilidades de trabalhos para este ano, onde buscaremos um vínculo cada vez mais efetivo com as atividades desenvolvidas na escola para intercambiá-las com o projeto de robótica.

Esta iniciativa reforça o compromisso da Educação Municipal em se tornar referência na qualidade da educação oferecida.  O Projeto de Robótica Educacional no CMID é pioneiro na rede municipal de educação e visa ampliar as possibilidades de se ensinar cada vez com mais qualidade. Com este projeto, se consolida ainda mais o uso das tecnologias na educação e se amplia o uso do computador como ferramenta potencializadora do processos educacionais. Desta forma, acreditamos que a robótica educacional é de fato um grande diferencial que começa a surgir em nossa educação, pois conduz o aluno a conhecer os temas propostos, leva o aluno a apropriar-se daquilo que ele está estudando e portanto, potencializa os processos de conhecer da mesma forma que os ensina no comprometimento com as questões ambientais trabalhadas no projeto.