quinta-feira, 21 de julho de 2011

1º Módulo de Tecnologias Assistivas Computacionais

No processo de Educação Inclusiva, as tecnologias de informação e comunicação (TICs) possuem um papel fundamental para o desenvolvimento as pessoas portadoras de necessidades educacionais especiais. As TICs possuem várias ferramentas que contribuem para a superação das desigualdades existentes e contribuir para o processo de inclusão.

As Escolas da Rede Municipal de Brusque possuem 14 salas com recursos específicos destinadas aos alunos com necessidades educacionais especiais ou distúrbios de aprendizagem. São denominadas Salas Multifuncionais e possuem equipamentos de informática com periféricos e softwares especiais, materiais pedagógicos e mobiliários adaptados que servem de apoio para os professores da Inclusão e Diversidade e complementam o trabalho realizado pelos professores do ensino regular.

Entre tantos desafios encontrados na efetivação da inclusão, esta equipe de professores especializados precisa dominar estas ferramentas e, para isso, necessita de formação para utilizar os equipamentos e softwares de informática.
Diante disso, a Secretaria de Educação, por meio do CMID propõe uma capacitação contínua no uso dos recursos tecnológicos, com temas definidos a partir de um debate entre a equipe da Inclusão e Diversidade que elencou e definiu as necessidades de capacitação dos recursos tecnológicos encontrados nas Salas Multifuncionais.

O primeiro módulo, com carga horária de 40 horas que teve início em Abril, está apresentando o software BoardMaker with Dinamically Speaking Pro como uma poderosa ferramenta de comunicação alternativa com o objetivo de apresentar aos professores das salas multifuncionais a criação de recursos de comunicação alternativa e recursos educacionais acessíveis com este software.

O próximo módulo que iniciará no segundo semestre já tem tema definido: o Dosvox como um Software de Acessibilidade ao Ambiente Digital para Deficientes Visuais.