terça-feira, 12 de julho de 2011

Software Livre e Inclusão Social

Gladis da Silva Vale dos Santos

INTRODUÇÃO

A cidadania é uma conquista que envolve um conjunto de direitos e deveres.
Não podemos conceituar cidadania sem nos referirmos a outros conceitos como igualdade, democracia, ética, justiça e política, pois estes valores estão intimamente ligados a verdadeira cidadania para todos.
O ser humano não nasce cidadão. A cidadania é construída historicamente através do exercício democrático de convivência em uma sociedade que garanta as condições dignas de vida onde cada um e todos se realizem como seres humanos através do direito à educação, à saúde, ao convívio saudável com o meio ambiente, ao lazer, ao credo e a opção sexual e política.
A escola tem o dever de promover cidadania através da inclusão social em todos os âmbitos, inclusive pela inclusão digital. O acesso à Tecnologia de Informação e Comunicação (TICs) é um direito de todos .A utilização do software livre é um importante fator de inclusão, uma vez que são gratuitos e sem limites de uso.

SOFTWARE LIVRE E INCLUSÃO SOCIAL

Software livre não é somente um programa de computador de código livre onde se pode modificá-lo, alterá-lo, distribuí-lo sem que isso vá implicar em processos por violação em direitos autorais.
Para Stallman “software livre quer dizer respeito a liberdade do usuário e a solidariedade social de sua comunidade”.
Segundo Silveira e Cassino (2003), o Software Livre representa uma opção pela criação, pela colaboração e pela independência tecnológica e cultural, uma vez que é baseado no princípio do compartilhamento do conhecimento e na solidariedade praticada pela inteligência coletiva conectada na rede mundial de computadores. Desta forma, o software livre apresenta um caráter libertário, pois permite a democratização do conhecimento, a construção coletiva, o estímulo à colaboração, à autonomia e a independência tecnológica, pois não podemos nos limitar a ser apenas consumidores de produtos e tecnologias proprietárias.
Software livre é sinônimo de inclusão digital por tudo que ele representa em suas razões técnicas e principalmente por suas razões filosóficas.

A liberdade de utilizar qualquer tipo de programa em qualquer computador.
Nas escolas esta liberdade gera, em primeiro lugar, uma economia financeira que pode assegurar recursos em ações de inclusão. Além do mais, as escolas, com seus orçamentos “apertados” poderão utilizar um software que se adapte a sua realidade em termos de hardware, visto que, os softwares proprietários estão sempre lançando versões mais exigentes nas suas configurações mínimas. Em muitos casos o software livre é compatível com equipamentos ditos “obsoletos”, garantindo o reaproveitamento destas máquinas antigas e reduzindo a carga de lixo tecnológico.

A liberdade de estudar o funcionamento dos programas e modificá-los conforme a necessidade tendo acesso ao seu código fonte.
A possibilidade de os alunos conhecerem e compreenderem o funcionamento do software que utilizam é uma grande oportunidade para aproximá-los o motivá-los a aprender sobre a programação desse sistema. Sendo assim, os alunos poderão compartilhar conhecimento, permitindo que outros possam construir uma ideia juntos sem o espírito de competição, mas sim de solidariedade, contribuir com soluções para resolver questões não somente técnicas, mas também aproximando ideais.

A liberdade de redistribuir cópias para benefício de outras pessoas.
Criando uma consciência nos alunos de cooperação, de harmonização de seres humanos que compartilham conhecimento entre si e desta forma tornam um mundo melhor. A redistribuição do software é importante arma para a disseminação da ideia de liberdade embutida nele.

A liberdade de aperfeiçoar o o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie
Livre para mudar, para melhorar, para ajudar. Este benefício do software livre possibilita desenvolver nos alunos um espírito de cooperação e solidariedade pois a liberdade de fazer parte de uma comunidade e controlar livremente o seu computador incentiva a todos poderem participar de melhorias não só em seu próprio benefício, mas em benefício de todos.

CONCLUSÃO

Estamos vivenciando uma época de grandes mudanças cheias de novas tecnologias das quais muitas delas usamos sem nem mesmo compreender como funcionam. O uso do computador e da internet provocou profundas mudanças nas pessoas. Mudança de hábitos, de paradigmas.
É necessário encontrar meios de incluir mais e mais pessoas nesta sociedade digital para que elas possam se sentir verdadeiramente parte da sociedade.
O software livre contribui significativamente para esta inclusão social através da inclusão digital, permitindo a democratização do conhecimento, estimulando a colaboração e solidariedade, criando possibilidade para criação coletiva e libertando da dependência dos softwares proprietários.
Utilizar software livre é uma atitude de cidadania e a escola tem papel fundamental nesta caminhada de inclusão digital. É imprescindível que utilizem software livre, desta forma incluindo cidadãos na sociedade da informação e do conhecimento, ensinando seus alunos a serem capazes, acostumando-os com a liberdade de cooperação que o software livre proporciona.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS