sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Até o próximo ano!



A equipe do CMID  agradece a todos que participaram dos cursos oferecidos em 2011 e comunica  que encerra suas atividades nesta sexta-feira, dia 16 de dezembro, retornando no dia 01 de fevereiro de 2012.






quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Queridos)as) alunos(as)!!!

Chegamos ao final do curso. Parabéns por mais esta conquista!

Pedimos a gentileza de responder ao questionário de satisfação para que possamos conhecer a sua opinião sobre o curso  e os serviços prestados. Isso   ajudará a  transformar o CMID fazendo com que os próximos sejam ainda melhores!

O formulário encontra-se no link abaixo:

<iframe src="https://docs.google.com/spreadsheet/embeddedform?formkey=dDZ5ZFNTeklDYndocFhxay1HbjloQWc6MA" width="760" height="3318" frameborder="0" marginheight="0" marginwidth="0">Carregando...</iframe>




Um grande abraço! Voltem sempre!

Equipe do CMID

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Aos alunos e alunas da E.E.F. José Vieira Corte que participaram do projeto de Robótica Educacional e Meio Ambiente: Parabéns pelo empenho e dedicação demonstrado durante todas as atividades.Valeu a pena!!!


quinta-feira, 3 de novembro de 2011

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Atenção, Diretores(as)!

Estão abertas até o 13 de outubro as inscrições para o Curso de Gestão II - Aplicativos Online: Google Agenda e Google Docs.

São oferecidas 18 vagas. Para se inscrever é só  preencher o formulário que encontra-se no link abaixo:

Formulario de matrícula - Gestão II - Diretores(as)  

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Olá, Secretários(as) Escolares!

Estão abertas as inscrições  para o Curso de Gestão I: uso do E-mail e Software de Escritório oferecido para os servidores públicos das secretarias escolares.

Contamos com a participação de todos vocês.

Para se increver é só acessar o link e preencher o formulário.

Formulário de Matrícula - Secretários(as) Escolares


domingo, 11 de setembro de 2011

Suspensas as aulas desta semana.


O CMID informa que esta semana não haverá atendimento à comunidade em virtude de sua equipe e computadores encontrarem-se no Pavilhão de Eventos Maria Celina Vidotto Imohf para auxiliar no cadastro dos atingidos pela enchente.

Agradecemos a sua compreensão!

Brusque,12/09/2011

sábado, 20 de agosto de 2011

Você é o que compartilha!

Reportagem da Rede Globo sobre a as mudanças de comportamento dos usuários ativos de redes sociais e as influências no seu cotidiano.Vale a pena assistir!


terça-feira, 2 de agosto de 2011

Educação na Era Digital

Registramos aqui o link para o excelente artigo da Revista Pátio - Educação Infantil, recomendado pela diretora do Centro de Educação Infantil Adelina Zen,  Alessandra Heckert. O Artigo "Educação na Era digital"Ano IX - Nº 28 - Infância e cibercultura - Julho / Setembro 2011, trata da relação das novas gerações com as tecnologias e a maneira com que as gerações anteriores encaram esta nova realidade.

http://www.revistapatio.com.br/sumario_conteudo.aspx?id=329

"... já que a geração atual é a primeira que ensina seus pais a usar um fórum, um telefone celular e a consultar sua conta bancária ele­tronicamente, entre outros serviços, é esta a primeira vez que observamos ocorrer uma "educação invertida", fenômeno nunca visto antes."

Este trecho do artigo me fez relembrar as inúmeras vezes que pedi ajuda aos meus alunos ou  filha para usar de maneira adequada alguma ferramenta tecnológica.

Finalmemente  fica aqui uma dica de vídeo que demonstra muito bem esta nova realidade. 



domingo, 24 de julho de 2011

Encerramento do Curso de Ferramentas de Gestão para Diretores das Escolas Municipais.



Realizado na última sexta-feira dia 22 de julho,  o encerramento do Curso de Ferramentas de Gestão,  uma iniciativa da Secretaria de Educação. Consciente da importância do uso das tecnologias na educação, tanto no âmbito pedagógico como administrativo e do papel  do gestor na implantação destas tecnologias na escola,  a SEME, através do CMID,  proporcionou esta formação  para  aprimorar os conhecimentos e apresentar a importância do uso de ferramentas tecnológicas como o e-mail , aplicativos disponíveis no Google e pacotes de Escritório   LibreOffice.
O objetivo do curso foi  desenvolver  a  capacitação básica dos  servidores públicos pertencentes as Diretorias das Escolas da Rede Municipal  de Educação no uso destas  ferramentas no cotidiano escolar , visando melhorias no processo de ensino-aprendizagem e gestão administrativa , facilitando, racionalizando e otimizando o trabalho dos gestores educacionais no que diz respeito à execução, acompanhamento e controle de suas atividades.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

1º Módulo de Tecnologias Assistivas Computacionais

No processo de Educação Inclusiva, as tecnologias de informação e comunicação (TICs) possuem um papel fundamental para o desenvolvimento as pessoas portadoras de necessidades educacionais especiais. As TICs possuem várias ferramentas que contribuem para a superação das desigualdades existentes e contribuir para o processo de inclusão.

As Escolas da Rede Municipal de Brusque possuem 14 salas com recursos específicos destinadas aos alunos com necessidades educacionais especiais ou distúrbios de aprendizagem. São denominadas Salas Multifuncionais e possuem equipamentos de informática com periféricos e softwares especiais, materiais pedagógicos e mobiliários adaptados que servem de apoio para os professores da Inclusão e Diversidade e complementam o trabalho realizado pelos professores do ensino regular.

Entre tantos desafios encontrados na efetivação da inclusão, esta equipe de professores especializados precisa dominar estas ferramentas e, para isso, necessita de formação para utilizar os equipamentos e softwares de informática.
Diante disso, a Secretaria de Educação, por meio do CMID propõe uma capacitação contínua no uso dos recursos tecnológicos, com temas definidos a partir de um debate entre a equipe da Inclusão e Diversidade que elencou e definiu as necessidades de capacitação dos recursos tecnológicos encontrados nas Salas Multifuncionais.

O primeiro módulo, com carga horária de 40 horas que teve início em Abril, está apresentando o software BoardMaker with Dinamically Speaking Pro como uma poderosa ferramenta de comunicação alternativa com o objetivo de apresentar aos professores das salas multifuncionais a criação de recursos de comunicação alternativa e recursos educacionais acessíveis com este software.

O próximo módulo que iniciará no segundo semestre já tem tema definido: o Dosvox como um Software de Acessibilidade ao Ambiente Digital para Deficientes Visuais.





terça-feira, 12 de julho de 2011

Software Livre e Inclusão Social

Gladis da Silva Vale dos Santos

INTRODUÇÃO

A cidadania é uma conquista que envolve um conjunto de direitos e deveres.
Não podemos conceituar cidadania sem nos referirmos a outros conceitos como igualdade, democracia, ética, justiça e política, pois estes valores estão intimamente ligados a verdadeira cidadania para todos.
O ser humano não nasce cidadão. A cidadania é construída historicamente através do exercício democrático de convivência em uma sociedade que garanta as condições dignas de vida onde cada um e todos se realizem como seres humanos através do direito à educação, à saúde, ao convívio saudável com o meio ambiente, ao lazer, ao credo e a opção sexual e política.
A escola tem o dever de promover cidadania através da inclusão social em todos os âmbitos, inclusive pela inclusão digital. O acesso à Tecnologia de Informação e Comunicação (TICs) é um direito de todos .A utilização do software livre é um importante fator de inclusão, uma vez que são gratuitos e sem limites de uso.

SOFTWARE LIVRE E INCLUSÃO SOCIAL

Software livre não é somente um programa de computador de código livre onde se pode modificá-lo, alterá-lo, distribuí-lo sem que isso vá implicar em processos por violação em direitos autorais.
Para Stallman “software livre quer dizer respeito a liberdade do usuário e a solidariedade social de sua comunidade”.
Segundo Silveira e Cassino (2003), o Software Livre representa uma opção pela criação, pela colaboração e pela independência tecnológica e cultural, uma vez que é baseado no princípio do compartilhamento do conhecimento e na solidariedade praticada pela inteligência coletiva conectada na rede mundial de computadores. Desta forma, o software livre apresenta um caráter libertário, pois permite a democratização do conhecimento, a construção coletiva, o estímulo à colaboração, à autonomia e a independência tecnológica, pois não podemos nos limitar a ser apenas consumidores de produtos e tecnologias proprietárias.
Software livre é sinônimo de inclusão digital por tudo que ele representa em suas razões técnicas e principalmente por suas razões filosóficas.

A liberdade de utilizar qualquer tipo de programa em qualquer computador.
Nas escolas esta liberdade gera, em primeiro lugar, uma economia financeira que pode assegurar recursos em ações de inclusão. Além do mais, as escolas, com seus orçamentos “apertados” poderão utilizar um software que se adapte a sua realidade em termos de hardware, visto que, os softwares proprietários estão sempre lançando versões mais exigentes nas suas configurações mínimas. Em muitos casos o software livre é compatível com equipamentos ditos “obsoletos”, garantindo o reaproveitamento destas máquinas antigas e reduzindo a carga de lixo tecnológico.

A liberdade de estudar o funcionamento dos programas e modificá-los conforme a necessidade tendo acesso ao seu código fonte.
A possibilidade de os alunos conhecerem e compreenderem o funcionamento do software que utilizam é uma grande oportunidade para aproximá-los o motivá-los a aprender sobre a programação desse sistema. Sendo assim, os alunos poderão compartilhar conhecimento, permitindo que outros possam construir uma ideia juntos sem o espírito de competição, mas sim de solidariedade, contribuir com soluções para resolver questões não somente técnicas, mas também aproximando ideais.

A liberdade de redistribuir cópias para benefício de outras pessoas.
Criando uma consciência nos alunos de cooperação, de harmonização de seres humanos que compartilham conhecimento entre si e desta forma tornam um mundo melhor. A redistribuição do software é importante arma para a disseminação da ideia de liberdade embutida nele.

A liberdade de aperfeiçoar o o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie
Livre para mudar, para melhorar, para ajudar. Este benefício do software livre possibilita desenvolver nos alunos um espírito de cooperação e solidariedade pois a liberdade de fazer parte de uma comunidade e controlar livremente o seu computador incentiva a todos poderem participar de melhorias não só em seu próprio benefício, mas em benefício de todos.

CONCLUSÃO

Estamos vivenciando uma época de grandes mudanças cheias de novas tecnologias das quais muitas delas usamos sem nem mesmo compreender como funcionam. O uso do computador e da internet provocou profundas mudanças nas pessoas. Mudança de hábitos, de paradigmas.
É necessário encontrar meios de incluir mais e mais pessoas nesta sociedade digital para que elas possam se sentir verdadeiramente parte da sociedade.
O software livre contribui significativamente para esta inclusão social através da inclusão digital, permitindo a democratização do conhecimento, estimulando a colaboração e solidariedade, criando possibilidade para criação coletiva e libertando da dependência dos softwares proprietários.
Utilizar software livre é uma atitude de cidadania e a escola tem papel fundamental nesta caminhada de inclusão digital. É imprescindível que utilizem software livre, desta forma incluindo cidadãos na sociedade da informação e do conhecimento, ensinando seus alunos a serem capazes, acostumando-os com a liberdade de cooperação que o software livre proporciona.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


terça-feira, 5 de julho de 2011

Inscrições prorrogadas

O CMID prorrogou as inscrições para os cursos de Introdução à Informática e Informática Continuada até o dia 08 de julho. Aproveite e garanta a sua participação!

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Parabéns, pessoal!

Foi muito bom ensinar/aprender juntos! Esperamos que vocês continuem a buscar novos "desafios tecnológicos".

domingo, 24 de abril de 2011

Horários livres para toda a comunidade!

Com o objetivo de promover o acesso aos recursos tecnológicos à comunidade , o CMID  proporciona horários de acesso livre ao uso do computador e da internet. Basta preencher um cadastro e você poderá acessar seu email, suas redes sociais, fazer pesquisas para trabalhos escolares ou ler as últimas notícias . Venha conhecer o CMID!

Horários livres para acesso ao computador e a internet:

Terças e Quartas-Feiras


9h30min as 12hs
13h30min as 14h30min
16h30min as 17h30min

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Curso para Diretores das Escolas Municipais

Estão abertas as inscrições para o Curso "Ferramentas de Gestão: uso do E-mail e Software de Escritório".
O objetivo é apresentar o uso do e-mail e os aplicativos de escritório do BrOffice  como ferramentas para aprimorar a gestão da escola, auxiliar os gestores a descobrir o que pode ser feito com as tecnologias e evidenciar a sua importância para o trabalho de gestão e de renovação da escola.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Sejam todos bem vindos!!!

Hoje iniciam as aulas do curso de Introdução a Informática Linux - Ubuntu/BrOffice.
Durante o curso será apresentado o sistema operacional Ubuntu e o pacote de escritório BrOffice:  navegaremos, digitaremos textos, criaremos planilhas eletrônicas e apresentações em slides> Ensinaremos e aprenderemos...compartilharemos conhecimento!

Estamos muito felizes e contamos com a presença de todos os inscritos.

Então, é só começar...

terça-feira, 5 de abril de 2011

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Curso de Introdução a Informática - Linux (Ubuntu/BrOffice


Módulo Básico de Informática,
com Software Livre: Sistema Operacional Ubuntu Linux e Pacote BrOffice.

OBJETIVO GERAL DO CURSO:
Promover a inclusão social através da inclusão digital, por meio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.
• Ensinar os recursos informacionais básicos oferecidos pelo Sistema Operacional (GNU/Linux - Ubuntu) e dos recursos dos editores de texto, planilha e apresentação disponíveis na suíte do BrOffice (Writer, Calc, Impress).

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO CURSO:
  • Conhecer de forma básica a estrutura, funcionamento e gerenciamento do Sistema Operacional Ubuntu GNU/Linux;
  • Saber distinguir as diferenças básicas entre um Software Proprietário e Software Livre;
  • Conhecer os recursos básicos do editor de texto (WRITER) do BrOffice;
  • Conhecer os recursos básicos do editor de planilha de cálculo (CALC) do BrOffice;
  • Conhecer os recursos básicos do editor de apresentações (IMPRESS) do BrOffice.
  • Conhecer e saber usar os recursos básicos de Internet (Navegação, e-mail, ferramentas online etc.)
Conteúdo Programático

1 – CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA E REDE
  • Noções Básicas Sobre Computador: hardware e software
    • O que é Hardware?
    • O que é Software?
  • A diferença entre Software Livre e Software proprietário:
    • Sistema Operacional GNU/Linux
  • Gerenciamento de Diretórios e Arquivos;
  • Procedimentos de Segurança;
  • Internet:
    • Navegadores;
2 - WRITER - Editor de Texto
  • Conceitos básicos;
  • Aplicações e utilidades;
  • Configurações do aplicativo;
  • Produção e edição de textos.
3 - CALC - Planilha de Cálculo
  • Conceitos básicos;
  • Aplicações e utilidades;
  • Configurações do aplicativo;
  • Produção e edição de planilhas.
4 - IMPRESS – Editor de Apresentação
  • Conceitos básicos; 
  • Aplicações e utilidades;
  • Configurações do aplicativo;
  • Produção e edição de slides.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Início das aulas...

As aulas do curso de Introdução a Informática - Linux/BrOffice iniciarão na próxima segunda-feira, dia 04 de Abril. As inscrições continuam abertas e contamos a a sua participação.